quinta-feira, setembro 09, 2010


Moda e Comunicação

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Por Isadora

Uma peça de roupa não é tão simples como parece ser. Não nos vestimos apenas para cobrir o corpo. O ator de vestir não se revela algo automático, despido de significação. Antes de qualquer coisa, a roupa é comunicação. O livro Moda e Comunicação, a indumentária é um dos fatores que tornam as sociedades possíveis, visto que ela ajuda a comunicar a posição dos indivíduos. Exemplo: Se reconhece imediatamente um enfermeiro,  um mendigo, um advogado, um varredor de rua ou um policial por suas roupas, e todos sabem como se comportar diante de cada um deles. “Moda é comunicação, é mídia que se expressa visualmente. É também a carteira de identidade de cada pessoa, seu passaporte num mundo de fusão de culturas diversas.
A moda, como meio de comunicação e como instrumento de construção de uma identidade, serve tanto ao indivíduo quanto a um grupo social inteiro. Sua mensagem, entretanto, só pode ser compreendida dentro de um grupo cultural.
A moda também pode ser usada como forma de contestar e criticar as identidades.
O autor Barnard acredita que a moda seja um instrumento pelo qual as pessoas se integram à sociedade sem perder a individualidade.
O autor também analisa a roupa como proteção, manifestação de pudor, forma de atração, expressão individual e definição de status social, econômico, político e religioso.

Livro -  Moda e comunicação
Autor - Malcolm Barnard